A EFTH é membro da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT). Esta entidade tem mais de 400 membros associados em todos os países da Europa, e é um excelente veículo para a troca de experiências e conhecimentos entre formadores e formandos, ligando as várias culturas através da formação profissional em hotelaria e turismo.

Concursos Anuais

Anualmente, a AEHT através de um dos seus associados organiza um encontro de Escolas de Hotelaria no âmbito do qual se realizam diversas competições nas áreas de Bar, Serviço de Restaurante, Cozinha, Pastelaria, Recepção, Turismo, Gestão e Serviço de Vinhos. Nestes eventos marcam normalmente presença mais de 600 pessoas, dos quais cerca de 350 alunos. As provas são realizadas por equipas de alunos, sorteadas de forma aleatória, procurando assim contribuir para o bom hábito do trabalho em equipa, mas também procurando que as várias culturas, experiências e métodos de ensino sejam uma forma de união de todos os participantes.

Em 2006 a EFTH iniciou a sua participação no Concurso Anual da AEHT, que naquele ano decorreu em Killarney, Irlanda. Desde então, todos os anos formandos desta Escola têm participado nalgumas das provas a concurso.

No ano 2009, em Dubrovnik, Croácia, a EFTH obteve a sua primeira medalha, conquistada pela formanda Cláudia Cordeiro, que alcançou o 2º lugar na Prova de Bar.


Em 2010, o Concurso Anual decorreu em Lisboa, o que permitiu a participação da maior comitiva de sempre da EFTH. Com 4 formandos a participar em outras tantas provas, a EFTH subiu por 3 vezes ao pódio, o que levou a sermos a Escola que mais medalhas alcançou de entre as mais de 100 Escolas participantes. Os formandos Eliseu Medeiros e Aléxis Correia alcançaram o 3º lugar nas provas de Serviço de Restaurante e Pastelaria, respectivamente. A formanda Filipa Oliveira conquistou o 1º lugar na Prova de Bar, tornando-se assim a primeira formanda da EFTH a obter a distinção máxima nesta importante competição internacional.

No ano 2011 o Concurso Anual decorreu em Haia, Holanda. A EFTH fez-se representar por dois formandos. Joana Raposo, que conquistou medalha de prata na prova de Turismo e Hermano Cabral que alcançou medalha de ouro na prova de Bar. Foi mais uma participação de grande êxito, realçando-se sobretudo a conquista do 1º lugar na prova de Bar pelo 2º ano consecutivo.

Em 2012 o Concurso Anual decorreu em Ohrid, Macedonia. A EFTH participou novamente nas provas de Turismo e Cocktails, tendo a formanda Catarina Santos alcançado medalha de bronze. Pelo quarto ano consecutivo a EFTH alcança o pódio na prova de Bar/Cocktails.

 

Natal da Europa

Para além dos concursos anuais, a AEHT promove anualmente o “Natal da Europa”. Este evento é uma reunião de Escolas para partilharem as diferentes tradições de Natal dos vários países do velho continente, desde a gastronomia, à dança, música, teatro, etc.


Em 2009, a EFTH participou pela primeira vez no Natal da Europa, que decorreu na cidade de Poznan, na Polónia.


No ano 2010, o Natal da Europa foi organizado pela EFTH, e decorreu no Pavilhão do Mar. Estiveram presentes 15 escolas de 11 países, que trouxeram a Ponta Delgada as suas tradições de Natal.

 

Outras Actividades

Por fim, a nível individual várias Escolas associadas contribuem para o calendário anual de actividades da AEHT, organizando conferências, seminários, festivais e competições, com temas diversos, mas de interesse relevante para formadores e formandos das áreas de hotelaria e turismo.

Nesse âmbito, o Festival Internacional Chá do Atlântico foi a primeira organização de um evento internacional por parte da EFTH, reunindo 13 Escolas de 4 países (Portugal, Itália, Áustria e Suécia).

Em 2012 a EFTH volta a organizar um evento internacional, o Azorean Pineapple Challenge, no qual participaram 13 Escolas de 8 países (Portugal, Itália, Áustria, República Checa, Estónia, Letónia, Bulgária e Turquia).