Você está aqui: Home » A Escola » Apresentação da Escola
Terça, 27 Jun 2017

Apresentação da Escola

Enviar por E-mail Versão para impressão PDF

A Escola de Formação Turística e Hoteleira (EFTH) foi criada pela Associação Açoriana de Formação Turística e Hoteleira (AAFTH), e iniciou a sua atividade a 23 de Setembro de 2002, sendo então Diretor o Dr. Hélio Ormonde, que exerceu funções até Julho de 2004.

A AAFTH é uma associação de direito privado sem fins lucrativos constituída pelo Governo dos Açores, a Câmara do Comércio e Indústria de Ponta Delgada e a SATA Air Açores.

Este estabelecimento de ensino ministra cursos formação inicial (nível IV e Qualificação pós-12º ano) e formação contínua nas áreas de cozinha, pastelaria, restaurante, bar, recepção, turismo, gestão hoteleira e de restauração, e serviços de andares e quartos. A Escola disponibiliza também serviços de consultoria em diversas áreas, com particular enfoque para a restauração.

 

(Sala de Aulas Práticas)

(Biblioteca)

 

VER FOTOS

 

A EFTH é um projeto pioneiro e único nos Açores, uma vez que dispõe de uma Unidade de Aplicação - o Restaurante/Lounge Anfiteatro - no qual decorrem as aulas práticas e grande parte dos estágios dos formandos dos cursos de cozinha/pastelaria e restaurante/bar.

O Restaurante/Lounge Anfiteatro está aberto ao público todos os dias, das 12h00 às 22h00, durante todo o ano. Alia-se assim desde o início das atividades letivas a teoria, a prática e a formação em contexto real de trabalho, visando dar uma resposta mais eficaz à crescente procura de profissionais qualificados para o setor turístico.

Decorrente da sua experiência no mercado, fruto da unidade de aplicação, a EFTH tem sido parceira em ações de divulgação dos Açores, tendo colaborado não só na organização de eventos na Região, mas também a nível nacional e no estrangeiro, dando a provar os sabores dos Açores em Boston, Lisboa, Madeira, Santarém, Madrid, Canárias, Bruxelas e Semmering.

(Restaurante Anfiteatro)

 

VER FOTOS

Em Portugal a EFTH estabeleceu importantes parcerias com a rede de Escolas de Hotelaria do Turismo de Portugal, a Associação dos Diretores de Hotéis de Portugal e a Associação de Cozinheiros Profissionais de Portugal, destinadas sobretudo ao apoio na organização de ações de formação.

A nível internacional a EFTH tem uma importante colaboração com a Universidade Johnson & Wales, Providence, EUA. Em particular destaca-se o intercâmbio de formadores e alunos com o College of Culinary Arts, em Providence, uma das maiores e mais prestigiadas instituições de ensino na área de cozinha e pastelaria em todo o mundo, que atualmente conta com cerca de 3.500 estudantes.

Ainda no âmbito das parcerias com os EUA, anualmente há um grupo de alunos formados na EFTH que participa num programa internacional de estágios no Walt Disney Resort, Orlando.

Ao nível da formação de activos, a EFTH iniciou em 2010 uma colaboração com a prestigiada Ducasse Education, Paris, recorrendo a esta entidade para cursos de aperfeiçoamento de profissionais de cozinha.

Para além disto, a EFTH é associada da Associação Europeia de Escolas de Hotelaria e Turismo (AEHT), entidade com mais de 400 membros em toda a Europa, participando e organizando regularmente competições e eventos internacionais que proporcionam importantes experiências para os formandos e formadores.

DIREÇÃO DA EFTH

Diretora da Escola: Graça Teixeira
Diretora Pedagógica: Marlene Damião
Diretora Financeira: Sandra Pinto